Entre as temáticas abordadas pelo projeto até o momento, estão saúde bucal e HIV/Aids, destacando que a utilização dos termos corretos é um exercício de acolhimento e respeito com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber mais sobre as produções, acesse o site.
Foto: Reprodução
O projeto Zero discriminação nos serviços de saúde é oriundo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível e uma das principais causas de morte em todo o mundo. Conforme o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) do ano passado, foram registrados cerca de 10,6 milhões novos casos de tuberculose em 2021 e 1,6 milhão óbitos em decorrência da doença.
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, a tuberculose afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse, podendo ser seca ou com catarro.
A transmissão da doença ocorre por via respiratória e em contato com tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa e sem tratamento. Apesar do cenário, a tuberculose é curável. Cerca de 85% das pessoas que desenvolvem a doença podem ser tratadas com um regime medicamentoso de até 6 meses, reduzindo a transmissão da infecção.
Leia todas as notícias